A compra do passe de Cristiano Ronaldo pelo Real Madrid equivale a 57 vezes o seu peso em ouro, esta é uma das muitas comparações feitas pela imprensa espanhola em relação à contratação mais cara da história du futebol.

O jornal El Mundo é o que mais comparações financeiras faz, referindo que o valor da contratação de Ronaldo e o da recém anunciada aquisição do brasileiro Kaká (num total de 159 milhões de euros) equivalem ao orçamento anual conjunto do Museu do Prado, do Museo Reina Sofia e da Biblioteca Nacional.

"4 278 lingotes de ouro de um quilo valem o mesmo que o que o Real Madrid pagou por ele", revela uma infografia do jornal.

O valor de um boeing, 10 mansões de luxo, duas estações de caminho-de-ferro da rede de alta velocidade ou convidar toda a população de Madrid a um concerto, são outras comparações feitas pela imprensa.

Quem tenha os 93 milhões de euros que custou Cristiano Ronaldo poderia igualmente optar por comprar 30 carros de combate M1 e M1A1 ou o iate Alysia (de 85 metros e considerado pela Forbes um dos mais caros do Mundo).

Comprar um Boeing 737-900 só custa 85 milhões de euros e comprar um hambúrger a cada um dos habitantes do Canadá, pouco mais do que isso.

Por pouco mais que o que custou Ronaldo, o Governo regional de Madrid construiu recentemente um hospital de 200 camas e, por esse valor, o governo regional da Catalunha construiu a sua mais recente cadeia.

O dinheiro permitiria ainda, de acordo com alguma imprensa espanhola, gerir todos os parques naturais de Espanha durante um ano, pagar 12 por cento de todas as bolsas atribuídas a alunos espanhóis durante um ano ou pagar um orçamento anual de uma autarquia como Lorca, com 70 mil habitantes.

Mesmo em termos do futebol, o valor da transferência de Ronaldo permite algumas comparações interessantes, como o facto desta ser maior do que todo o orçamento anual de 16 equipas da primeira divisão espanhola.

Ou então, simplesmente ir à loja do Real Madrid e comprar 1,3 milhões das camisolas número 9 do próprio Cristiano Ronaldo.

0 comentários