Cristiano Ronaldo rei de Manchester

Publicada por Webmaster | 4:09 da tarde | 0 comentários »

O sigilo impera em Old Trafford, quando se tenta aferir a popularidade dos jogadores do Manchester United com base num registo aparentemente simples: o número de camisolas oficiais que cada um vende. "Somos nós que encomendamos as camisolas e as letras para imprimir o nome dos atletas nas costas, por isso conhecemos os números. Mas não os podemos divulgar", explica ao DN sport Tom Howgate, responsável da Nike, empresa que detém o controlo do merchandising dos red devils até 2015, num contrato de 13 anos que rendeu mais de 391 milhões de euros ao clube inglês. Ainda assim, Howgate reconhece que Cristiano Ronaldo está entre os que mais vende, em conjunto com Rooney. Já Nani, continua a anos luz do duo. Karen Shortbolt, assessora de Imprensa do Manchester, também não abre o jogo. "É uma política do clube, que também serve para proteger os jogadores", explica. Tenta-se assim evitar conflitos entre os atletas motivados por pequenas invejas, do género 'eu vendo mais que tu'. Em Old Trafford preservar o espírito de grupo é um objectivo comum a toda a estrutura do clube, do porteiro ao técnico principal.

Mas se os registos oficiais estão escondidos, já os populares tornam evidente que Cristiano Ronaldo é, de facto, neste momento, a estrela da companhia, acima de outras como o inglês Rooney, o capitão Rio Ferdinand ou os veteranos Ryan Giggs e Paul Scholes, ambos formados no clube. Basta passar cinco minutos na loja oficial de produtos do United, no Estádio Old Trafford, para o perceber. Logo na entrada, existe um mural com uma fotografia da época passada onde constam os jogadores do clube. Cristiano Ronaldo está em primeiro plano, entre Wes Brown e o coreano Park, e é junto à imagem do português que mais fotografias são tiradas. Mulheres e homens, de todas as idades, não perdem a oportunidade de levar mais uma recordação para casa. Há até quem beije a fotografia. O disparar de flashes é constante e não engana: Ronaldo é rei em Manchester.

"É um jogador fantástico, que além de jogar bem também consegue entreter o público. É isso que o torna especial. Eu adorava George Best [antigo craque do clube, já falecido] porque ele também era um artista. Ronaldo tem as mesmas características", sublinha Bill Goddard, um dos trinta guias que trabalha em Old Trafford e que mostra os recantos do estádio a cerca de 250 mil adeptos por ano (ver peça secundária).

A 200 metros do estádio, mas já fora do circuito oficial, está a loja Red Star, que vende produtos do Manchester desde 1957, quando nem o próprio clube o fazia. O cipriota Angelo Aghthanggelou explora este espaço e não tem qualquer problema em divulgar os números. "Cristiano Ronaldo é, de longe, quem dá mais luvro. Por mês, vendemos cerca de 400 crachás (3,25 euros cada) de Ronaldo, 400 t-shirts (9,1 Euros) e uns 600 cachecóis (9,1 Euros)", frisa ao DN sport. Feitas as contas são cerca de 12,740 euros por mês. Tudo à conta do craque português, que está a cumprir uma época de sonho com 30 golos obtidos até ao momento em todas as competições. E Nani? "Vendeu bem quando chegou a Inglaterra, mas agora nem por isso", completa Angelo.

Lendas de Old Trafford

Ronaldo caminha para ser um histórico do Manchester United. Para já ainda não faz parte do Corredor das Lendas no museu do clube, onde estão 15 ex-jogadores, como Schmeichel (ex-Sporting), Cantona, Best ou Bobby Charlton. Ronaldo tem um espaço próprio no museu, em que se exibe numa vitrina uma camisola e umas chuteiras autografadas, além de uma salva que assinala o Sporting-Manchester United, de 2003, em que o então extremo leonino encantou Ferguson de tal maneira que poucos dias depois assinava pelos red devils. Por enquanto está junto a jogadores como Roy Keane e Van Nistelrooy, que também fizeram história no clube. Mas o Corredor das Lendas está mesmo ali ao lado...
Fonte: DN
Autor: PEDRO SEQUEIRA,Manchester

0 comentários